01
dezembro
2021
O CERTIFICADO DIGITAL PERMITE A ASSINATURA DE DOCUMENTOS E ACESSO A SISTEMAS SEM PRECISAR RECONHECER FIRMA EM CARTÓRIO, AGILIZANDO PROCESSOS E REDUZINDO A BUROCRACIA.
O certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.
Para que serve o certificado digital?
O certificado digital serve para assinar documentos digitalmente e ter acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet, como Receita Federal, Juntas Comerciais, Receita Estaduais e outros.
Existem dois tipos mais usados na maior parte dos modelos. São eles:
Certificado digital A1, tratando-se de um arquivo que é instalado e armazenado diretamente em um computador, e a validade é sempre de um ano;
Certificado digital A3, que é armazenado em token ou smartcard (fisíco), podendo ter validade de um, dois ou três anos.
Você deve escolher o mais adequado de acordo com a necessidade de uso. É importante checar a compatibilidade do certificado digital com o sistema operacional e o tipo de dispositivo onde ele será utilizado.
Como você pode observar, o certificado digital além de agilizar acessos e processos, ainda permite a redução de custos operacionais em seu negócio, uma vez que substituirá impressões, reconhecimentos de documentos, reduzindo a burocracia!